.......


Sociedade pobre e injusta
Carroça agressiva, miseravelmente rica
Os Bois que te arrastam possuem polegares
Arre!... Açoites impostos, não pensados e pesados


Plebe maldita, dita como gentes
Malquista por aqueles que dizem cuidar de ti
Quando chegará a tua hora?
Em que o sol que te queima a face labuta,
testemunhará a justiça te alcançar...


Quando os teus céus anis deixarão de ser a lona que encobre esses sorrisos vis?


Sangra sangue inocente!
Como a vermelhidão que sai da menina-mulher preparando-a para a cria
Jorra do ventre da pátria, o sangue do Zé, o sonho do povo...
Que teima em não germinar

E não gera...
Não nasce...
Não grita...
Não chora...


Que povo é esse que come seu Povo?
Devora-lhe as entranhas
Suga-lhe a vida de sol a sol
Que gente é essa que oprime sua Imagem?
Negando sua madre
E vampirescamente dorme em esplendidos berços


Esses terão a sua hora, pois o devorador há de lhes alcançar
Esse devorador natural que nos consome a vida
Que de cada dia a mais, um dia a menos se faz
O tempo...
Que ao mesmo tempo pode eternizar ou matar!


A esperança não irá morrer
E com ela nossos antepassados viverão
Eu eternizarei
Tu eternizarás Zé
Mas eles certamente passarão


Porém hoje mais um Sol se põe
Dando lugar ao Outro amanhã nascerá
E com ele o Zé parte firme a dormir e a esperar
O dia em que esse relógio
O seu relógio
O nosso relógio vai despertar
E lá vai ele, sorrindo...chorando...esperando ... Parte firme Zé!
firme-parte, firme-parte, firme-parte, firme-parte.......

Anderson Rodrigues

1 comentários:

Diego Rocha Rodrigues 19 de agosto de 2010 às 19:24  

Me sinto orgulhoso em ter a oportunidade de ler tão belo texto crítico com mensagens tão voltadas para o bem-estar soicial.
Vejo o renascimento da essência do saudoso poeta Castro Alves que escrevia pelo sofrimento dos escravos, mesmo lamentando que o conceito de escravidão tenha se tornado tão amplo no mundo moderno.
Me sinto igualmente orgulhoso por te conhecer pessoalmente e não só por isso, mas por compartilharmos da mesma família RODRIGUES que tanto nos alegra.
Me cadastrei em um site de poesias onde estou disponibilizando os meus textos para os usuários do site. Se tiver um tempinho consulte os textos do poeta Diego Rodrigues.
Sucesso Primoooo!!!

Um forte abraço e até breve!!

Sobre mim;

É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo. (Clarice L)

Em Suma: "Sou Exatamente Aquilo Que Deus Diz Que Sou, Nada mais Nada menos." Pois Sei Quem Sou em Deus...e isso Basta!!